Lei nº 14.375/2022: Ampliação dos benefícios da transação tributária

No dia 22/06/2022, foi publicada a Lei nº 14.375/2022, por meio da qual foram ampliados os benefícios para os contribuintes que aderirem à transação tributária.

Dentre as novidades da lei, agora se tornou possível incluir em transação débitos administrativos (antes da inscrição em dívida ativa pela PGFN). 

Além disso, a nova lei autoriza a concessão de descontos de multa e juros de débitos classificados como de difícil recuperação. 

A lei também trouxe a previsão de que a utilização de prejuízo fiscal e base de cálculo negativa da CSLL poderá alcançar até o limite de 70% dos débitos, após a aplicação dos descontos. 

No que tange aos descontos máximos, a nova lei aumentou o percentual de 50% para 65% do montante do débito objeto de negociação.

Outra novidade é o aumento do número de meses do programa de parcelamento, que passou para 120 meses. 

Ressalte-se, ainda, que a lei possibilita o uso de precatórios ou de direito creditório com sentença transitada em julgado para amortização de dívida tributária principal, multa e juros. 

Por fim, importa destacar que a nova lei dispôs expressamente que os descontos concedidos ao contribuinte não serão computados na base de cálculo dos tributos federais incidentes sobre a receita/renda (IRPJ, CSLL, PIS e COFINS).

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *